quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Condrossarcoma


CONCEITO

Os condrossarcomas compreendem um grupo de tumores com amplo espectro de achados e patológicos. A Característica comum a todos eles é a produção de cartilagem neoplásica.

ETIOLOGIA

O condrossarcoma é subclassificado de acordo com o sítio como intramedular e justacortical e histologicamente como variantes: convencional ( cartilagem hialina e/ou mixóide), células claras, desdiferenciado e mesenquimal.

PATOGÊNESE

Os condrossarcomas comumente surgem nas porções centrais do esqueleto, incluindo pelve, ombro e costelas. A variante de células claras é impar por originar-se nas epífises de ossos tubulares longos, o condrossarcoma raramente envolve as extremidades distais. Estes tumores geralmente se apresentam como massas dolorosas e de crescimento progressivo. O padrão de crescimento nodular da cartilagem produz proeminente irregularidade endostal em exames radiológicos.

ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS

A matriz calcificada aparece na forma de focos de densidade floculenta. Quanto maior for a radiolucência do tumor, maior a probabilidade de ser de alto grau. Um tumor de baixo grau e crescimento lento causa um espessamento reativo do córtex, enquanto uma neoplasia de alto grau mais agressiva destrói o córtex e forma uma massa de tecidos moles. Quando os condrossarcomas metastizam, eles se disseminam preferencialmente para os pulmões e esqueleto.

ALTERAÇÕES FUNCIONAIS

Edema, necrose,neoplasia... Os tumores mesenquimais e desdiferenciados recebem o tratamento adicional com quimioterapia devido a seus cursos clínicos agressivos.

ANÁLISE
*Degeneração - presente
*Necrose/apoptose - presente
*Pigmentação - ausente
*Calcificação - presente dominante
*Inflamação - presente
*Distúrbios hemodinãmicos - edema, neoplasia, necrose como fator dominante.

Ana Cássia Saldanha de Souza.
Biomedicina - 5° semestre - tuma 100.5

Um comentário: