quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Carcinoma Basocelular


Conceito: É a Forma mais comum de um de câncer, é um tumor de crescimento lento que raramente sofre metástase. Onde tende a ocorrer em locais sujeitos á exposição crônica ao sol e em indivíduos pouco pigmentados.

Etiologia:
No carcinoma de células escamosas, a incidência do carcinoma basocelular aumenta com a imunossupressão (apesar da forma não tão dramática como aquela do carcinoma de células escamosas) e em indivíduos com defeitos herdados no reparo do DNA.

Patogênese: O carcinoma basocelular tem sido associado á desregulação na vida da proteína Sonic hedgebog, ou do PTCH. Os defeitos herdados no gene PTCH com perda subseqüente da heterozigosidade em numerosas focos individuais de tumor causam a síndrome familiar o carcinoma basocelular, a síndrome Gorlin. Desta forma, o PTCH funciona como um clássico supressor de tumor. Visto que a vida do PTCH é também importante no desenvolvimento embrionário, sutis anomalias de desenvolvimento também notados neste individuo.

Morfologia: As células tumorais se assemelham á camada basal de células da epiderme normal da qual elas são derivadas. Já que elas se originam da epiderme ou, algumas vezes do epitélio foliculares, não são encontradas na superfície mucosa. Observa-se dois padrões comum: tanto crescimento multifocais, lesões nodulares. Os núcleos de células tumorais periféricas se alinham na camada mais estroma, produzindo um artefato de fenda ou separação.

Caislanny

Nenhum comentário:

Postar um comentário