quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Síndrome de Reye

Conceito: É uma doença grave, de rápida progressão e muitos vezes fatal, que acomete o cérebro e o fígado, ocorre em crianças e está relacionada ao uso de salicilatos em conjunto com uma infecção viral.
Causa: A causa da Síndrome de Reye não é conhecida. Estudos epidemiológicos demonstram correlação entre o uso de salicilato( especialmente a aspirina ) após quadro viral ( geralmente influenza e varicela ). A doença não é contagiosa, ela inicia-se rapidamente e os sintomas podem variar muito. Podem ocorrer alterações no estado mental e afeta crianças de todas as idades.
Patogênese: A Síndrome de Reye é uma doença que afeta principalmente crianças, embora possam ocorrer em qualquer idade. Ela afeta todos os órgãos do corpo, mas é mais prejuducial ao cérebro e ao fígado, causando um aumento agudo de pressão dentro do cérebro e, frequentemente, acúmulos volumosos de gordura nos demais órgãos. A síndrome geralmente ocorre junto com uma infecção viral prévia, como gripe ou catapora. A desordem acontece normalmente durante a recuperação de uma infecção viral, embora também possa se desenvolver alguns dias depois do início da doença. Não é contagiosa e sua causa é desconhecida. Em relação disto, a doença é muitas vezes erradamente diagnosticada como encefalite, meningite, overdose de droga, envenenamento, síndrome de morte infantil súbita ou doença mental.

Análise: Neoplasias: ausente; infecção: forte presença; Calcificação: ausente; Morte Celular; ausente.

Postado por: Ana Paula A. Paulino/ Biomedicina-300.5 noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário