terça-feira, 28 de setembro de 2010

Endometriose


Conceito: É caracterizada pela presença de glândulas ou de estroma endometriais em locais anormais fora do útero.
Etiologia: Desconhecida. Existem três possíveis explicações à respeito da origem dessas lesões: A Teoria da Regurgitação; Teoria da Metaplasia; Teoria da Disseminação linfática ou vascular.
Patogênese: A ocorrência deste fenômeno parece estar associada a profundas alterações do sistema imunológico da mulher, desencadeando um processo inflamatório intenso com secreção de vários fatores locais, tais como fatores de crescimento e citocina que favorecem a perpetuação dos tecidos endometriais.
Alterações Macroscópicas: O toque ginecológico pode revelar nódulos fixos e dolorosos na parte posterior do útero (entre o útero e o reto). Algumas vezes massas anexiais fixas podem ser encontradas bilateralmente. O toque retal pode detectar envolvimento do reto e dos ligamentos laterais do útero (paramétrios).
Alterações Microscópicas: Normalmente esses focos de endometrio que estão fora da cavidade uterina sangram causando aderências pélvicas. Essas aderências pélvicas vão ocasionar o enrijecimento das trompas, permitindo uma pequena mobilidade delas e impedindo que haja a capitação do óvulo e obstrução da trompa - já que a fecundação ocorre na trompa e não no útero.
Alterações Funcionais: Muitas vezes causa infertilidade, dismenorréia, dor pélvica e outros problemas.

Degeneração: Presente, mas secundário/Oncose: Presente mas irrelevante/Apoptose: Ausente/Pigmentação: presente , fator primário/Neoplasia: presente como fator primário.

By: Jéssyca pereira biom. 300-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário