CONCEITO: leiomioma é um tumor benigno originado em musculatura lisa. O exemplo mais comum é o leiomioma uterino, que ocorre em até 1/4 das mulheres em idade reprodutiva, constituindo a neoplasia mais comum da espécie humana.
ETIOLOGIA: Tumores benignos da musculatura lisa, geralmente surgem no útero onde representam a neoplasia mais comum das mulheres. Também podem surgir nos músculos eretores dos pêlos encontrados na pele, mamilos, escroto e lábios vaginais (leiomiomas genitais).
PATOGÊNESE: Os leiomiomas que surgem nos músculos eretores (leiomiomas pilares) freqüentemente são múltiplos e dolorosos. A tendência para desenvolver múltiplas lesões é considerada hereditária e transmitida por um traço autossômico dominante. Estas lesões tendem a ocorrer na adolescência e no início da vida adulta.
ALTERAÇÕES MORFOLOGICAS MACROSCÓPICAS: As lesões geralmente não tem mais de 1 a 2 cm em seu maior diâmetro e são compostos por fascículos de células fusiformes.
ALTERAÇÕES MORFOLOGICAS MICROSCÓPICAS: As células tumores apresentam núcleos alongados e demonstram mínima atipia e poucas figuras mitóticas.
Alterações funcionais: Tendência de desenvolver múltiplas lesões. As lesões solitárias são facilmente curadas; entretanto, elas podem ser tão numerosas, que a remoção cirúrgica completa é impossível.
Degeneração - Ausente Inflamação Ausente
Oncose - Ausente
Reparo - Presente mas secundário
Apoptose - Ausente
Distúrbios hemodinâmicos - Presente mas secundário
Pigmentação - Ausente
Alterações do crescimento - Presente como um dos fatores primários
Calcificação - Ausente
Neoplasias - Fenômeno dominante
Posted by: Pedro Antonione
Nenhum comentário:
Postar um comentário