segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MIXOMA CARDÍACO


CONCEITO: O Mixoma é uma neoplasia do coração com indícios de benignidade.

ETIOLOGIA: Comum em adultos; síndrome cardíaca familiar em 10% dos casos( Herança autossômica dominante) e anormalidade no gene PRKARI do cromossomo 17 ( gene supressor de tumor) e no lócus 2p16.

PATOGÊNESE: Neoplasia benigna, derivada de células mesenquimais totipotentes. A lesão pode surgir em qualquer local das câmaras cardíacas.

ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS: Geralmente a lesão é localizada, variando de 1 cm a 10 cm de tamanho. A lesão pode ser séssil e sólida ou vilosa e flexível, podendo obstruir as valvas cardíacas. As células do mixoma podem ser globosas, endoteliais, células do M. Liso e indiferenciadas com espaços preenchidos por mucopolissacarídeos.

FISIOPATOLOGIA: Observa-se quadros de obstrução de valvas, embolia, febre ( em consequência da produção de IL-6 pelo mixoma) e mal-estar. O histórico genético familiar e a ecocardiografia são métodos utilizados no diagnóstico dessa doença.

CONSIDERAÇÕES: Neoplasia é presente e dominante; Distúrbios hemodinâmicos estão presentes; apoptose está presente; Degeneração não é observado.


Bibliografia:
Kumar, Abbas, Fausto; (Tradução Maria da Conceição Zacharias... et al.). Patologia – Bases Patológicas das Doenças, 7° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Postado por: Cícero Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário