domingo, 26 de setembro de 2010

FEOCROMOCITOMA




Conceito: Tumor geralmente benigno, de células cromafins, formados por células produtoras de substâncias adrenérgicas, como a adrenalina. Costumam se localizar nas glândulas adrenais, ou suprarenais, mais podem também ter outras localizações.

Etiologia: Os feocromocitomas geralmente obedecem a uma regra de 10 conveniente:

· 10% estão ligados a uma das várias síndromes familiares;

· 10% dos feocromocitomas das supra-renais aparecem na infância;

· 10% dos feocromocitomas das supra-renais são malignos;

· 10% dos casos são hereditários;

Patogênese: O feocromocitoma origina-se dos tecidos cromafins do sistema nervoso simpatico, sendo classificado segundo sua origem em: 1). Familiar - incluindo feocromocitoma familiar simples, neoplasia endocrina multipla (NEM) IIA e IIB e as facomatoses ( neurofibromatose, von Hippel-Lindau, esclerose tuberosa e Sturge-Weber);2) Esporádica. Quanto a localização: mais de 90% das vezes os feocromocitomas estão abaixo do diafragma, preferencialmente do lado direito na razão de 2:1. Aproximadamente 85% a 95%, localizados na medula adrenal, com igual frequencia de lados. Ocorre bilateralmente em cerca de 10% dos tumores adrenais esporadicos e 50% dos familiares. Aproximadamente 10% sao multifocais no momento do diagnostico. Tem localização extra-adrenal em 10% dos casos (paragangliomas), desenvolvendo-se na bexiga ou no orgão de Zuckerkandl e, menos frequentemente, no coração, prostata, corpo carotideo e pescoco.

Alterações Morfológicas Macroscópicas: Grandes massas hemorrágicas.

Alterações Morfológicas Microscópicas: Formam ninhos de alveolos (Zellballen); Células cromafins com o formato poligonal ou fusiforme.

Alterações da Função: Cefaleia, taquicardia e diaforese, existindo um grande numero de sintomas não especificos relacionados com a liberação de catecolaminas; Hipertensão e inicio ou piora de diabete mellitus.

Degeneração: Ausente.

Necrose/Apoptose: Presente.

Pigmentação: Ausente.

Calcificação: Presente.

Inflamação: Presente como fator relevante.

Disturbios Hemodinâmicos: Presente como fator relevante.

Disturbios do Crescimento: Presente.

Reparo: Presente.

Neoplasia: Presente.

By: Diego Alencar Biomedicina 100.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário