quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Osteossarcoma

Conceito: Tumor mesenquimal maligno no qual as células cancerosas produzem matriz óssea. Ele é o tumor malígno primário mais comum do osso, excluindo-se o mieloma e o linfoma, sendo responsável por aproximadamente 20% dos cânceres ósseos primários.
Causa: O osteossarcoma ocorre em todos os grupos etários, mas possui uma distribuição etária bimodal; 75% ocorrem em pacientes com menos de 20 anos de idade. O segundo pico menor ocorre no idoso. No geral os homens são mais acometidos que as mulheres. Os tumores geralmente surgem na região metafisária de ossos longos das extremidades e quase 60% ocorrem na região do joelho. Entretanto qualquer osso pode ser envolvido e em pessoas com mais de 25 anos de idade a incidência nos ossos chatos e ossos longos é quase igual.
Patogênese: Mutações genéticas são fundamentais para o desenvolvimento do osteossarcoma. Pacientes com retinoblastoma hereditários apredentam um risco de até 1.000 vezes maior de desenvolver subsequentemente um esteossarcoma, fato atribuido a mutações na linha embrionária no gene RB. Perda de heterozigosidade, rearranjos estruturais ou mutações pontuais no gene RB, estão presentes em 60 % a 70% dos tumores esporádicos. As anormalidades nos genes que regulam os ciclos celulares, como P53, CDK4, P16, INK4A, CYCLIN e MOM2 também foram implicados na gênese dos osteossarcomas não hereditários. Também é notório que muitos osteossarcomas se desenvolvem nos locais de maior crescimento ósseo, onde a atividade mitótica das células ósseas está em seu pico. Não é de surpreender que cães de grande invergadura como os cães das raças São Bernardo e Grate Danes, apresentem uma alta incidência desse tipo de tumor.
Alterações Morfológias:
*Macroscopicamente: São tumores volumosos e arenosos de coloração cinza-esbranquiçada, geralmete contém áreas de hemorragia e degeneração cística.

Análise: Neoplasias: forte presença; inflamação: irrelevante: Calcificação: ausente; Morte Celular/Apoptose: presente.

Postado por: Ana Paula A. Paulino / Biomedicina-300.5 - noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário