terça-feira, 28 de setembro de 2010

Colangite


Conceito: É caracterizada por inflamação e fibrose obliterativa dos ductos biliares intra-hepáticos e extra-hepáticos, com dilatação dos segmentos preservados.
Etiologia: Embora tenha uma causa ainda desconhecida, é associada com doença intestinal inflamatória.
Patogênese: Os eventos-chave parecem ser secreção de citocinas proinflamatórias por macrófagos hepáticos ativados seguida pela infiltração de células T para dentro do estroma imediatamente em torno dos ductos biliares.
Alterações Macroscópicas: À medida que a doença progride, o fígado se torna acentuadamente colestástico, culminando em cirrose biliar muito semelhante à vista na cirrose biliar primária e secundária.
Alterações Microscópicas: É uma colangite fibrosante dos ductos biliares, com infiltrado linfocítico, atrofia progressiva do epitélio dos ductos biliares e obliteração da luz. A fibrose periductal concêntrica em torno dos ductos afetados é seguida por seu desaparecimento, deixando para trás uma cicatriz fibrosa sólida semelhante a um cordão.
Alterações Funcionais: Os pacientes podem ser assintomáticos ou serem gravemente afetados exibindo sintomas associados à doença hepática crônica, incluindo perda de peso, ascite, sangramento de varizes e encefalopatia.

Degeneração: presente, mas irrelevante/Oncose: ausente/Pigmentação: presente, fator primário/Inflamação: fator dominate/Reparo: presente, mas secundário/Distúrbios Hemodinâmicos: fator primário/Alterações do Crescimento: presente, mas irrelevante/Neoplasias: presente, mas secundário.

By: Jéssyca Pereira, Bio. 300-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário