terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lipoma


Conceito: Tumores benignos de tecido adiposo, são os tumores de tecidos moles mais comuns da vida adulta.
Etiologia:
A tendência a desenvolver lipoma não é necessariamente hereditária, embora possa estar relacionada à lipomatose múltipla, de influência hereditária, onde múltiplos lipomas se desenvolvem com o tempo. Alguns médicos acreditam que uma lesão leve possa engatilhar o crescimento do lipoma. Estar acima do peso não causa lipoma.
Patogênese: O lipoma cresce bem lentamente, e em raros casos pode se tornar canceroso. Muitos lipomas são pequenos, mas alguns podem crescer até 6 centímetros. Lipomas são comumente achados em adultos de 40 a 60 anos, mas também podem aparecer em crianças. Aproximadamente 1% da população geral tem lipoma.
Alterações Macroscópicas: Localizam-se com frequência no ventrículo esquerdo, no átrio direito ou no septo atrial e não necessariamente neoplásicos. Podem provocar obstruções semelhantes às que ocorrem nos mixomas.
Alterações Microscópicas: A infiltração do tumor na camada muscular dissocia as fibras musculares, destruindo-as gradualmente. Grandes números de células linfóides atípicas podem povoar o epitélio glandular ou superficial.

Por: Daniele Alves, Biom. 300-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário