domingo, 26 de setembro de 2010

Dissecção da aorta


Conceito: É um rasgão na parede da aorta (a maior artéria do corpo). Este rasgo faz com que o sangue circule entre as camadas da parede da aorta, forçando as camadas
Etiologia: A dissecção Aórtica ocorre, principalmente, em dois grupos epidemiológicos: 1) homens entre 40 e 60 anos de idade, com hipertensão prévia ( mais de 90 % dos casos de dissecção); 2) pacientes mais jovens com anormalidades sistêmicas ou localizada do tecido conjuntivo afetando a aorta (p. ex., síndrome de Marfan).
Patogênese: É um evento catastrófico no qual o sangue disseca os planos laminares da média para formar um canal cheio de sangue dentro da parede aórtica; este canal freqüentemente rompe através da adventícia para vários espaços , onde causa hemorragias maciça ou tamponamento cardíaco. A hipertensão é o principal fator de risco para a dissecção aórtica.
Alterações Morfológicas Macroscópicas: A laceração da íntima que marca o ponto de origem da dissecção é encontrada na aorta ascendente. O hematoma dissecante se espalha caracteristicamente ao longo dos planos laminares da aorta, geralmente entre os terços médios e externo;
Alterações Morfológicas Microscópicas: A mais freqüente lesão histológica de detectável e preexistente é a degeneração cística da media (CMD). CMD é caracterizada por fragmentos do tecido elástico e separação dos elementos elásticos e das CMLs da média por espaços císticos cheio de MEC rica em proteoglicanos amorfos.
Alterações da Função: Insuficiência cardíaca, podendo ocasionar infarto do miocárdio.
Degeneração: Presente como fator dominante.
Necrose/Apoptose: Presente.
Pigmentação: Ausente.
Calcificação: Ausente.
Inflamação: Ausente.
Distúrbios Hemodinâmicos: Presente.
Reparo: Ausente.
Neoplasia: Ausente.

By: Lygia Cláudia Biomedicina 100.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário