terça-feira, 28 de setembro de 2010

ATELECTASIA


CONCEITO: É o resultado da expansão incompleta dos pulmões ou ao colapso de um pulmão previamente insuflado.

ETIOLOGIA: Asma brônquica; estados pós-operatórios; aspiração de corpo estranho; pneumotórax; insuficiência cardíaca e tumores.

PATOGÊNESE: Esse distúrbio é dividido em atelectasia por obstrução ( é devido a obstrução completa das vias aéreas, sendo provocada por excesso de secreção dentro do brônquio. É comum na asma brônquica e estados pós-operatórios); atelectasia compressiva ( é causada por preenchimento da cavidade pleural por secreções, tumores ou ar. É observada em pacientes com insuficiência cardíaca); atelectasia por contração ( ocorre em pulmões fibrosados que são incapazes de uma expansão total) e atelectasia neonatal ( Ocorre em crianças prematuras pela não produção de surfactantes nos pulmões).

ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS: Observa-se que o brônquio está repleto de exsudato, ou neoplasias que o congestiona ( Atelectasia por obstrução); A cavidade pleural pode está congesta por exsudato, tumor, sangue ou ar ( Atelectasia compressiva); ou pode vir a ocorrer fibrose pulmonar ou pleural ( Atelectasia por contração).

FISIOPATOLOGIA: O efeito mais crítico relatado é a obstrução que é provocada nas vias aéreas, com diminutas quantidades de oxigênio no pulmão, podendo progredir para uma infecção. A única que não pode ser revertida para um estado normal do pulmão é a que ocorre por fibrose pulmonar.

CONSIDERAÇÕES: Distúrbios hemodinâmicos – Presente; Neoplasias – presente; Reparo celular – presente; Inflamação – presente; Morte celular/apoptose não relatado; Calcificação – Não observado; Degeneração – Não observado.

Postado por: Cicero Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário