quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CARCINOMA DE MAMA

Conceito: O carcinoma é a malignidade mais comum da mama, e o câncer de mama é a malignidade não cutânea mais comum nas mulheres, que pode surgir tanto por fatores genéticos como hormonais.

Etiologia: Os principais fatores de risco são a exposição hormonal e a fatores genéticos.

Patogênese: No CMH os genes BRCA1 E BRCA2 agem em vias similares e interagem com os mesmos complexos multiprotéicos. Ambos atuam como supressores de tumor e é a perda da função que confere o risco de malignidade. No CME os metabólitos do estrogênio podem causar mutações ou gerar radicais livres que danificam o DNA. O estrogênio direciona a proliferação das mutações pré-malignas.

Morfologia Macroscópica: O LCIS é bilateral e frequentemente multicêntrico. Raramente deforma a arquitetura de base e os ácinos envolvidos permanecem reconhecíveis como lóbulos.

Morfologia Microscópica: O DCIS é composto de uma população maligna de células limitadas aos ductos e lóbulos pela membrana basal. É uma uma proliferação clonal e envolve, em geral, um único sistema ductal.

Alterações funcionais: Os sintomas mais comuns relatados por mulheres são a dor, uma massa palpável, ou descarga mamilar. Alteração na estrutura e função da mama normal. Realização de mastectomia.

Degeneração: Ausente
Oncose/Apoptose: Ausente
Reparo: Ausente
Pigmentação: Ausente
Distúrbios Hemodinâmicos: Ausente
Alteração do crescimento e diferenciação celular: Fator primário
Neoplasias: Fator determinante
Calcificação: Ausente
Inflamação: Pouco observado

Postado por: André Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário