Gerenciando blogs temáticos em patologia de órgãos e sistemas, na FACULDADE LEÃO SAMPAIO.
sábado, 2 de outubro de 2010
NEVOS MELANOCÍTICOS
DEFINIÇÃO: Regiões sólidas, relativamente planas(máculas) ou elevadas da pele (pápulas), de margens bem definidas e bordas circulares, marrom-acastanhadas, uniformemente pigmentadas e pequenas.
ETIOLOGIA: São de início formadas por melanócitos que foram transformados a partir de células individuais, altamente dendríticas, normalmente interpostas entre os queratinócitos basais em células arredondadas, que crescem formado agregados, "ninhos", ao longo da junção dermoepidérmica.
PATOGENESE: NÃO TEM
ALTERAÇÕES MORFOLÓGIACAS MACROSCÓPICAS: O nevo nevocelular, tipo juncional, apresenta-se como uma lesão pequena, relativamente achatada, simétrica e uniforme, enquanto o nevo nevocelular do tipo composto é mais elevado e em forma de cúpula, sendo que sua distribuição simétrica e uniforme sugere uma processo benigno.
ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS MICROSCÓPICAS: O nevo juncional tem como características ninhos arredondados de células névicas originadas das extremidades dos cones epidermicos ao longo da junção dermoepidérmica. O nevo composto combina características de nevo juncional (os ninhos de células névicas), possuindo também cordões de células névicas na derme subjacente.
ALTERAÇÕES FUNCIONAIS: Embora comuns é necessário diferenciá-los do Melanoma maligno, poe meio de sua aparência e evolução natural, pois podem ser confundidos com os mesmos. Sua impotância biológica está no seu reconhecimento como um modelo im portante de progressão tumoral.
DEGENERAÇÃ, ONCOSE, APOPTOSE: AUSENTES
PIGMENTAÇÃO: PRESENTE - CALCIFICAÇÃO: AUSENTE
INFALMAÇÃO, REPARO: AUSENTES
DISTÚRBIOS HEMODINÂMICOS: AUSENTES
ALTERAÇÕES DO CRESCIMENTO: PRESENTE
NEOPLASIAS: PRESENTE
POSTADO POR: ÍTALO RAFAEL BIOMEDICINA 300.5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário