segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Distrofia Muscular de Duchenne e Becker ( Distrofia Muscular Ligada ao X )


Conceito

As distrofias musculares são um grupo heterogêneo de disfunção herdadas, com frequência começando na infancia, caracterizados clinicamente como fraqueza muscular progressiva e perda muscular.


Etiologia

DMD é a forma mais grave de distrofia muscular, com uma incidência de aproximadamente 1 por 3.500 nascimentos masculinos vivos. Manifesta-se aos 5 anos de idade, com fraqueza levando à dependencia de cadeira de rodas aos 10 a 12 anos de idade e avança com crueldade até a morte no início dos 20 anos de idade. Ainda que a DMB envolva o mesmo locus genético, é muito menos comum e muito menos grave que a DMD.


Patogênese

A DMD e DMB são causadas por anormalidades num gene localizado na região Xp21 e codifica uma proteina 427.KDa, denomionada distrofia. Aproximadamente dois terços dos casos são familiares e o residuo se representa novas mutações. Nas famílias afetadas, as mulheres são as portadoras; são clinicamente assintomáticas, mas com freqência, tem a creatina-cirrose sérica elevada e mostram anormalidades histológicas mínimas na biópcia muscular. Eles tem risco de dsesnvolvimento posterior em vida de cardiomiopatia dilatada. Ocorreu a degeneração do miócito na ausência da distrofina ou várias outras proteinas que interagem com a distrofina. Os pacientes com DMB, que também tem mutações no gene da distrofina, tem quantidades diminuídas de distrofina, geralmente, de um peso molecular anormal, refletinbdo as mutações que permitem a síntese da proteína. O papel da distrofina e o complexo proteico associados, formam uma interfase entre o sistema contrátil intracelular e a matriz extracelullar do tecido conjuntivo, este papel é a base da degeneração do miócito.


Degenerações Morfológicas

As anormalidades comuns à DMD e DMB incluem: variação no tamanho da fibra (diâmetro), número aumentado de núcleos internalizados, degeneração, necrose e fagocitose das fibras musculares, regeneração das fibras musculares, proliferação do tecido conjuntivo endomesical. Nos estágios finais, os músculos tornam-se de forma eventual, quased que totalmente substituídas por tecido adiposo e conjuntivo. O envolvimento cardíaco, quando presente, consiste numa fibrose intesticial, mais proeminente nas camadas subendocárdicas.


Alterações Funcionais

Os meninos são normais ao nascimento e as etapas motoras iniciais são vencidas sem problemas. Contudo, ou é com frequencia atrasado e as primeiras indicações de fraqueza muscular são inépcia e irritabilidade em acompanhar seus pares. A fraqueza começa nos músculos da cintura pélvica, e então estende-se à cintura escapular. O aumento do músculo da panturrilha associado a fraqueza muscular aumentada é causada no início, pelo aumento do tamanho das fibras musculares, e depois que o músculo atrofia, por um aumento no tecido adiposo e conjuntivo. As alterações patológicas são encontradas também no coração e os pacientes podem desenvolver insuficiencia cardiaca ou arritmias. Ainda que não haja nenhuma anormalidade estrutural bem estabelecida do SNC, a deficiencia parece ser um componente da doença e é grave o suficiente em alguns pacientes para ser considerado retardo mental. A morte resulta de insuficiencia respiratória, infecção pulmonar e decomposição cardíaca. Muitos pacientes tem um ciclo de vida quase normal. A doença cardíaca é vista, frequentemente nesses pacientes.
Valdeneide de Carvalho Nilo Bitu

Um comentário:

  1. Meu irmão tem isso ...
    e espero que ele tenha mais tempo pra viver ...
    E conhecer as poucas coisas boas desse Mundo...

    ResponderExcluir