sábado, 2 de outubro de 2010

ANEMIA FALCIFORME




DEFINIÇÃO:
É uma hemoglobinopatia hereditária, um tipo de doença caracterizada pela produçao de hemoglobinas defeituosas(em forma de foice ou meia lua).

ETIOLOGIA: Desoxigenação das moléculas de Hbs o que faz com que elas se agreguem e se polimerizem.Com a desoxigenação continuada, os agregados de moléculas de Hbs se reúnem na forma de fibras longas dentro dos eritrócitos, produzindo uma forma distrocida de foice.

PATOGENESE: Infarto secundário a oclusões vasculares

ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS MACROSCÓPICAS: As manifestações clínicas da doença falcêmica são caracterizadas por hemólise crônica e dano tecidual isquêmico resultantes da oclusão de pequenos vasos sanguíneos.

ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS MICROSCÓPICAS: A formação de bilirrubina está aumentada havendo estase de pequenos vasos e trombose. Em crianças a eritrose no baço leva a intensa hipóxia tecidual, trombose, infarto e fibrose.

ALTERAÇÕES FUNCIONAIS: Pode ocorrer infarto secundário a oclusões vasculares e anóxia nos ossos, cérebro, rim, fígado, retina e vasos pulmonares. A estagnação vascular em tecidos subcutâneos leva à ulceras de pernas em pacientes adultos. Hiperbilirrubinemia durante períodos de hemólise ativa.

DEGENERAÇÃO: PRESENTE
ONCOSE:PRESENTE- APOPTOSE-AUSENTE
PIGMENTAÇÃO: PRESENTE COMO FATOR SECUNDÁRIO- CALCIFICAÇÃO: AUSENTE
INFLAMAÇÃO: AUSENTE- REPARO: AUSENTE
DISTÚRBIOS HEMODINÂMICOS: PRESENTE COMO FATOR PRIMÁRIO
ALTERAÇÕES DO CRESCIMENTO E NEOPLASIA: AUSENTE

POSTADO POR: ÍTALO RAFAEL BIOMEDICINA 300.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário