segunda-feira, 4 de outubro de 2010

COLELITÍASE

Conceito: A maioria dos indivíduos permanece livre de dor biliar ou complicações dos cálculos durante décadas. Existem dois tipos, os de colesterol e os de sais de cálcio de bilirrubina e são denominados cálculos pigmentares.

Etiologia: Étnico-geográfico, idade, sexo, fatores do ambiente, transtornos adquiridos, fatores hereditários.

Patogênese: Para os cálculos de colesterol quando as concentrações do colesterol excedem a capacidade de solubilização da bile ele não é mais capaz de permanecer disperso, e nucleia-se originando cristais sólidos de monoidrato de colesterol. Para os cálculos de pigmento eles são misturas complexas de sais de cálcio insolúveis anormais de bilirrubina não-conjugada juntamente com sais de cálcio.

Alterações macroscópicas: Os cálculos de colesterol puro são amarelos-claros, redondos e ovóides, e tem uma superfície externa dura finamente granular. Mais frequentemente múltiplos cálculos estão presentes. Os cálculos de pigmento de pigmento negro são encontrados em bile vesicular estéril, raramente são maiores que 1,5 cm de diâmetro e estão quase sempre presentes em grande numero e seus contornos geralmente espiculados e moldados. Os cálculos castanhos tendem a ser laminados e mole e podem ter uma consistência semelhante a sabão ou graxa.

Alterações microscópicas: Os cálculos de colesterol puro são compostos de colesterol de 50% a 100%, com proporções crescentes de carbonato de cálcio, fosfatos e bilirrubina. Os cálculos de pigmento negro contêm polímeros oxidados dos sais e de cálcio de bilirrubina não-conjugada, fosfato de cálcio e glicoproteína de mucina, etc. Os castanhos contêm sabões de cálcio, glicoproteína de mucina e cimento inter partículas.

Alterações funcionais: Podem estar presentes durante décadas antes de desenvolverem os sintomas. Proeminentemente entre os sintomas é a dor, inflamação da vesícula. As mias importantes são empiema, perfuração fistula colangite e colestase obstrutiva ou pancreatite.

Degeneração: Fator determinante
Oncose/Apoptose: Ausente
Reparo: Ausente
Pigmentação: Fator secundário
Distúrbios Hemodinâmicos: Ausente
Alteração do crescimento e diferenciação celular: Ausente
Neoplasias: Ausente
Calcificação: Ausente

Postado por: André Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário