terça-feira, 16 de março de 2010

6º Contato - Câncer de Pênis

SUS amputa mil pênis por ano

O câncer de pênis corresponde a 2% dos casos de tumores malignos que afligem os homens. É uma patologia drástica porque, sem assistência médica em tempo hábil, o órgão tem que ser amputado. Estimativas de 2008 mostraram que são diagnosticados cerca de três mil casos por ano, que levam a mil amputações, com mais frequência em São Paulo (24%), na Região Nordeste (Ceará, com 12%;. Maranhão, 10%) e Rio de Janeiro (11%). Uma causa são os maus hábitos de higiene dos homens, geralmente de menor renda.

O tumor se desenvolve preferencialmente em homens de baixa renda, não circuncidados (que não fizeram a retirada do prepúcio), de cor branca e que não procuram assistência médica especializada logo ao notar o surgimento das primeiras feridas. Segundo dados do SUS, 81,62% dos casos ocorrem em homens acima de 46 anos de idade.

Barbosa Jr, Athanásio & Oliveira (1984) já indicavam a circunsição como forma de prevenção de câncer de pênis, que identificaram como neoplasia frequente na Bahia constituindo-se em importante problema sanitário, que não recebia a devida atenção das autoridades competentes.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta para a importância de divulgar a necessidade higiene entre os homens de todas as idades.


FONTE:

http://www.suldopiaui.com.br/noticias/brasil/13,3555,sus-amputa-mil-penis-por-ano-mas-poderia-evitar-o-cancer.html

Barbosa Jr. et al. Câncer de Pênis - Estudo da sua patologia geográfica no Estado da Bahia, Brasil. Rev Saude Públic, 18: 429-435, 1984.


Nenhum comentário:

Postar um comentário